Check-up Vascular realiza mais de 600 atendimentos gratuitos no Ginásio Nélio Dias em Natal


Ação da SBACV-RN contou com apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal do Natal e patrocínio da Venosan – Meias elásticas

Em sua 9ª edição, o Check-up Vascular realizou mais de 600 atendimentos neste sábado (16), no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. A ação, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, regional Rio Grande do Norte – SBACV-RN, teve como objetivo realizar, gratuitamente, atendimento individualizado à população, através de consultas médicas, encaminhamento para exames e medicamentos. Além disso, promoveu palestras de conscientização sobre as doenças vasculares, da prevenção ao diagnóstico.

Para Fernando de Souza Lima, 73 anos, que mora na praia de Santa Rita-RN, o Check-up Vascular foi muito bom para orientá-lo sobre dores que sente nas pernas e problemas vasculares no pé direito. Atendido por Dr. Edson Barreto, cirurgião vascular e membro da SBACV-RN, o paciente foi orientado sobre como proceder com o seu problema de circulação e também recebeu medicamentos para o tratamento.  

Este é o segundo ano consecutivo, que o Ginásio Nélio Dias sediou a Ação, onde foi montada uma estrutura com todo suporte para os atendimentos, realizados pelos médicos da SBACV-RN e estudantes da Liga Norte-Rio-grandense de Angiologia e Cirurgia Vascular. Consultas, distribuição de medicamentos e requisição de exames foram oferecidos para população que compareceu ao evento. A Marinha do Brasil, com equipe médica e enfermeiros, realizou exames de glicemia e aferição da pressão arterial, além de manter de plantão uma ambulância para eventuais ocorrências.

O público também teve a oportunidade de assistir palestras quanto aos sinais e sintomas das doenças vasculares, na intenção de que todos fiquem atentos aos riscos e às devidas precauções. Palestras sobre a importância da prática de exercícios físicos e uma boa alimentação também fizeram parte da programação. 

O radialista e jornalista, Rô Medeiros, foi o mestre de cerimônia e conduziu o evento com muita maestria. Rô aproveitou o momento para contar um pouco da sua história e luta com um tratamento vascular, que teve início depois de uma viagem internacional de avião. Sua perna esquerda já passou por vários tratamentos provocados por uma lesão arterial, uma trombose na perna. Seu depoimento foi uma lição para que todos tenham mais atenção e cuidados com a saúde vascular. 

Ao final, o presidente da SBACV-RN, Dr. Márcio Villar, agradeceu a presença de todos e o apoio dado pela Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal do Natal e o patrocínio da Venosan – Meias elásticas.