SBACV-RN alerta população sobre doenças vasculares no Agosto Azul Vermelho


Agosto “Azul Vermelho” alerta população sobre doenças vasculares. Campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), em parceria com as regionais, dentre elas, a SBACV-RN. As cores escolhidas estão relacionadas às veias (azul) e as artérias (vermelho).

Entre as doenças tratadas pelos angiologistas e cirurgiões vasculares, está o Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA). O presidente da SBACV-RN, Dr. Márcio Villar, comenta que os aneurismas não ocorrem somente na região do cérebro, e esclarece: “O aneurisma consiste na dilatação anormal de um vaso sanguíneo ocorrido devido ao enfraquecimento da sua parede. É uma doença silenciosa e, na maioria dos pacientes, não apresenta sinais ou sintomas, sendo isso, também, um fator perigoso, uma vez que pode romper-se, resultando em hemorragia, muitas vezes, fatal”. 

A Aorta Abdominal é responsável por enviar sangue para as pernas, trato intestinal e rins. E, um aneurisma ocorre, quando a parede da aorta enfraquece e começa a dilatar. Se não tratado, pode aumentar e romper-se, causando hemorragia interna grave e levar à morte. “Daí, também, a importância do diagnóstico precoce e da realização do check-up vascular, que é quando o médico verifica através do histórico, queixas do paciente,  exames físicos e de imagens, os riscos e as possibilidades de doenças vasculares, como essa citada”, comenta o  presidente da SBACV-RN. 

Além do AAA, outras doenças vasculares como: Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Periférica (DAP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Pé Diabético e Varizes são algumas enfermidades vasculares e que a população precisa ter consciência de que é possível prevenir, diagnosticar e tratar. “O bom funcionamento do sistema vascular é essencial para a manutenção da vida e do bem-estar. A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas são boas medidas para a saúde”, acrescenta o presidente da SBACV-RN, Dr. Márcio.

Cartilha

Para levar mais informações e esclarecimentos à população, a SBACV lança, neste mês de agosto, uma cartilha educativa sobre aneurismas, como parte das comemorações do Agosto Azul Vermelho. O documento foi elaborado por especialistas da SBACV Nacional; possui textos curtos,  didáticos e de fácil entendimento. O presidente da SBACV, Julio Peclat, faz questão de ressaltar: “o médico angiologista ou cirurgião vascular é o profissional capacitado para tratar de problemas das artérias, veias e vasos linfáticos”.

O lançamento da Cartilha pela SBACV marca as atividades do Agosto Azul Vermelho. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de conscientização e educação na saúde dos brasileiros, em especial dos que apresentam comportamento de risco (uso de cigarros e bebidas alcoólicas, sedentarismo, estresse, má alimentação, etc).  

Confira material: www.sbacv.org.br