SBACV-RN esclarece população sobre Doenças Venosas


Campanha faz parte da Semana Mundial da Conscientização das Doenças Venosas e do Dia Mundial da Saúde

Os primeiros dias de abril chegam com uma missão importante para os médicos angiologistas e cirurgiões vasculares que se juntam às demais especialidades médicas. A “Semana Mundial de Conscientização das Doenças Venosas” ou “Vein Week Brazil”, que também acontece em vários países e, pelo primeiro ano, no Rio Grande do Norte, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-RN) participa ativamente da campanha. A iniciativa é da Venous-Lymmphatic Worl International Network (v-WIN), uma instituição sem fins lucrativos, formada por vasculares e outras especialidades de todo o mundo, no intuito de levar mais informação à sociedade através de atividades e/ou campanhas educativas. A “Semana” também inclui o Dia Mundial da Saúde, comemorada no dia 7 de abril.

Dra. Glenda Rocha (CRM RN 3173 | RQEs 1302 e 3913), presidente da SBACV-RN, comenta que trazer para a população norte-riograndense essa campanha, visa chamar atenção para as doenças venosas que causam sofrimento aos seus portadores. “Existe muita desinformação e dúvida entre a população sobre as varizes, porque muitas pessoas ainda acreditam ser um problema estético. Mas, não! Elas geram sintomas e quando se agravam podem causar até afastamento do trabalho”, explica, e comenta sobre a Campanha.

‘Vein Week’ é uma semana de esclarecimento sobre as doenças venosas. E a doutora enfatiza que as mais comuns dessas doenças, são as varizes, e elas podem se apresentar desde o grau mais leve até o grau mais avançado, como a úlcera varicosa. “Além delas, outra, muito frequente é a Trombose Venosa Profunda (TVP), uma doença, cujo maior risco é desencadear embolia pulmonar e levar a óbito. Depois da fase aguda da TVP, o paciente, que teve o trombo em uma veia importante da perna, pode, a longo prazo, sofrer com a síndrome pós-trombótica, que é decorrente da insuficiência, que essa veia, onde teve o trombo, fica após um tempo. E uma veia insuficiente, ela não é recuperada, não volta a ficar boa. Então, a síndrome pós-trombótica é uma doença crônica à qual o paciente vai precisar de acompanhamento para o resto da vida”, esclarece Dra. Glenda.

Nesta “Semana” que o mundo convida a olhar para a saúde, é importante lembrar que, para cada enfermidade, existe um especialista. Tratar varizes é com médico angiologista e/ou cirurgião vascular. “Avaliar e diagnosticar o mais cedo possível é ter maior chance de um bom tratamento e do controle da doença”, finaliza a presidente da SBACV-RN, Dra. Glenda Rocha.

Essas e outras dicas sobre saúde venosa podem ser encontradas na rede social da SBACV-RN (@sbacvrn).